Sendo uma peça essencial dentro da estratégia de qualquer empresa, o e-mail marketing traz consigo diversas vantagens. Mas, para tirar o máximo proveito dessa ferramenta, é preciso saber como implementá-la no seu planejamento.

Por mais eficiente que seja, se utilizado de maneira errada, poucos serão os resultados que será possível obter pela implementação desse recurso – e esse é um cenário comum. Tanto é, que muitas pessoas acham que investir é um desperdício de recursos.

Neste artigo, você irá aprender a maneira correta de se implementar o e-mail marketing dentro da sua estratégia, os motivos que o tornam importante para qualquer empresa e outros detalhes a respeito da ferramenta.

Aproveite e boa leitura!

Implementando o e-mail marketing em 3 passos

Sem um bom direcionamento, colocar o e-mail marketing para funcionar, não só será mais desafiador do que o necessário, como também não vai render os resultados esperados.

Portanto, como empreendedor, resultados são parte do que visamos, não é mesmo?

Seguindo as etapas abaixo, você conseguirá implementar – de maneira simples e muito competente – essa ferramenta com sucesso. Confira!

Planejamento

Nenhum empreendimento é capaz de se manter ou ser eficiente sem um planejamento sólido. Se você se lembrar, até mesmo quando estiver criando uma empresa, é interessante possuir um plano de negócio.

E isso não é diferente quando o assunto é e-mail marketing, já que essa é uma ferramenta poderosa e que a princípio é muito simples. Porém, a verdade é um pouco diferente.

Quando se planeja a utilização desse recurso, podemos gerar resultados muito mais positivos por meio dele. Com ele, você consegue:

  •  Melhorar o fluxo de vendas;
  • Fortalecer o seu pós-compra;
  • Melhorar sua divulgação;
  • Aumentar o engajamento;
  • Obter informações valiosas sobre os perfis dos seus clientes;
  • Entre outros.

Quando for utilizá-lo, leve em consideração a sua persona, o produto que oferece, qual o problema que  você é capaz de solucionar e quais resultados deseja alcançar por meio  da utilização dessa ferramenta.

Outro fator a ser ressaltado aqui é que, com a definição e com um plano em mãos, o espaço para erros durante a aplicação da sua estratégia é menor.

Com tudo que for obtido por intermédio dos e-mails, será possível conversar com o seu time e descobrir novas alternativas e espaços para melhorias que possibilitaram o aumento orgânico da qualidade da marca e, assim, estará pronto para a próxima etapa.

Boas práticas e execução

Se você já foi capaz de planejar, definir e obter resultados utilizando os e-mails, deve ter notado alguns dados interessantes que abrem novas possibilidades para o seu negócio. Se não notou, é hora de revisar as informações que foram obtidas.

E-mails marketing efetivos seguem uma certa tendência, que pode ser tida como um conjunto de boas práticas. Usando-as como base e unindo-as ao conhecimento obtido, será possível executar novas estratégias que alcançarão melhores resultados.

Sempre que for criar um e-mail marketing, mantenha em mente as seguintes regras:

  1.   Nutra o seu lead com materiais de qualidade, tais como e-books e artigos com conteúdo relevante;
  2.   Um e-mail marketing efetivo deve conter de 110 a 180 palavras. Assim, você tem espaço para passar a sua mensagem de maneira objetiva e clara, enquanto ainda faz uma call to action;
  3.   Não bombardeie seu usuário com e-mails. O ideal é um a cada dois dias para os possíveis clientes recém-chegados. Para os mais fiéis e antigos, um a cada três dias já é suficiente;
  4.   Muitos materiais podem gerar conflito, dificultando o fechamento de uma venda. O ideal é apenas um produto ou serviço por e-mail;
  5.   Não oferte vários produtos de uma vez. Realize a nutrição e faça-o entender o problema para assim apresentar uma solução viável;
  6.   Trabalhe em volta de um tema, sempre trazendo uma situação problemática e mostre a solução que deseja apresentar.

Mensuração e melhoria

É hora de avaliar resultados e buscar por melhorias!

Existem algumas métricas padrões que você vai querer usar para saber se a sua estratégia, utilizando e-mail marketing, está sendo eficaz. São elas:

  • Taxa de crescimento da sua lista de e-mails;
  • Quantidade de e-mails entregues;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de abertura;
  • Eficiência total dos e-mails.

Baseado nas informações aqui obtidas, é possível procurar e descobrir meios eficientes de otimizar a sua estratégia.

Essa é uma etapa onde mudanças, desde as drásticas até as mais simples, podem ocorrer, visto que baseado nos dados que coletou, o seu planejamento definitivamente irá mudar.

Agora, se tudo estiver da maneira que desejava e já se deu por satisfeito com o resultado obtido utilizando a ferramenta, talvez sequer seja necessário fazer alterações. Como diz o ditado, “em time que está ganhando, não se mexe”.

O que é preciso para começar o seu e-mail marketing?

Entendemos como implementar o e-mail marketing de maneira eficiente. Mas, o que precisa para começá-lo?

Bem, o primeiro passo é fazer pesquisas e tentar descobrir qual a sua persona. Sem ela, não será possível utilizar essa ferramenta (e provavelmente nenhuma outra do marketing digital).

Além disso, também é preciso definir se a sua estratégia irá utilizar e-mails automatizados ou não. Nem sempre essa pode ser a melhor saída, dependendo do que almeja atingir por meio dessa ferramenta.

É interessante contatar e contratar uma empresa de Marketing Digital que conheça e saiba usar os e-mails marketing de uma forma eficiente.

Fazer uso dessa ferramenta sem o conhecimento adequado pode prejudicá-lo bastante. Afinal, o investimento será alto, e quando o e-mail marketing é mal utilizado, seus resultados não serão os melhores.

Automação é a melhor saída?

A automação é o conjunto de interações que ocorrem entre a empresa e o lead (ou cliente) de forma automatizada. O objetivo é se relacionar com esse lead de acordo com as conversões feitas por ele em seu site, rede social ou e-mail marketing.

Apesar de ser um método interessante de se usar, nem sempre ele será o mais eficaz. Isso porque, enquanto você ganha no quesito velocidade e volume de e-mails, deixar a personalização de lado pode comprometer uma possível venda.

Por isso, ele deve ser utilizado quando o momento for oportuno. Essa é a melhor forma de alcançar uma enorme quantidade de pessoas, mas quando o assunto é mais minucioso, ter um atendimento humanizado ainda é mais interessante.

Quando utilizar automação de e-mail marketing

Existem três casos onde a automação é praticamente obrigatória, tamanha a sua eficácia. Abaixo, você pode conferi-los!

Campanhas recorrentes

Quando se vai realizar campanhas recorrentes, a automação é a melhor saída devido à quantidade de e-mails que serão enviados.

Enquanto antes era necessário ter alguém à disposição para ficar enviando mensagens, atualmente é possível utilizar de ferramentas que disparam diversas mensagens simultaneamente.

Assim, você consegue atingir um público maior, além de tornar todo o processo mais rápido, o que permite enviar um volume maior em menos tempo.

Melhor resultados com Inbound Marketing

Para estratégias de Inbound Marketing, é possível estruturar automações de acordo com a jornada de compra do seu lead. Assim, ele receberá mais materiais de apoio que vão guiá-lo através do funil de vendas.

Aqui, o segredo é fazer uma automação em menor escala, que irá disparar ao detectar que um determinado lead alcançou uma nova etapa no funil.

Para quem procura ser mais objetivo, também pode usar esse meio para enviar infográficos e e-books que tenham o objetivo de ensinar ao possível cliente o máximo sobre o problema de maneira mais rasa, porém objetiva.

Newsletter

Uma outra boa aplicação de automação é para as newsletter. Levar as suas novidades para seus clientes, mesmo que seja de maneira mais simplória, pode se mostrar muito eficiente.

Nesse caso, o que você mais vai estar interessado em destacar será o problema que o produto ou serviço que será apresentado possa ter e uma call to action. Usar poucas palavras, mas passar uma mensagem objetiva é o segredo.

E-mail marketing é importante para toda empresa?

Depende. Quer ter presença na internet, aumentar o engajamento da sua marca e melhorar o seu fluxo de vendas? Então, a resposta é sim.

Enquanto que essa ferramenta é quase desnecessária para lojas de bairro ou que se restrinja apenas a vendas físicas, para qualquer um que deseja criar uma imagem online, ela é indispensável.

A verdade é que atualmente o e-mail marketing é utilizado pela grande maioria das empresas. Do microempreendedor até as multinacionais, diversos e mais diversos são os relatos de empreendedores que aderiram ao uso desse recurso.

Seus resultados são expressivos e seus números são volumosos. E não será preciso investir rios de dinheiro para conseguir tornar essa solução em algo viável.

Implemente o e-mail marketing na sua empresa hoje mesmo

Como podemos ver, o E-mail marketing consegue trazer benefícios enormes para qualquer empresa, desde que seja bem planejado. Aplicar essa ferramenta de maneira correta é a chave para se obter o sucesso esperado.

Para ajudar você nesse quesito, a Inside Digital conta com uma equipe especializada nesse e em outros métodos do Marketing Digital. Entre em contato conosco e potencialize seu alcance na internet!

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